Sistemas e reações químicas
Curso de CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
Disciplina: Introdução à Química
REALATÓRIO DE AULA PRÁTICA DE QUÍMICA – Trimestre 2012.2
Experimento n°. 04
Sistemas e Reações Químicas
Discente: Veridiana Torres da Silva
Professor: José Berto Neto
05 de Maio de 2012
Campus do Pici - UFC
Fortaleza-Ce
Introdução
Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças quantitativas e qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.
O enfoque se dá na caracterização da presença de um determinado elemento na amostra, sem uma maior preocupação na determinação das quantidades dos mesmos. Uma reação química ocorre quando certas substâncias se transformam em outras. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira.
Como estas ligações podem ser muito fortes, energia é geralmente na forma de calor, é necessária para iniciar a reação. As novas substâncias possuem propriedades diferentes das substâncias originais (reagentes).
Como a ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (ou pelo menos uma) diferentes das que existiam antes, quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc.
As reações químicas não ocorrem somente nos laboratórios, mas em toda à parte e a todo o momento. Oxidação e redução são exemplos destes tipos de reações que ocorrem em nosso dia-a-dia.
Objetivos
* Utilizar evidências experimentais para concluir sobre a ocorrência de reação química; * Reconhecer tipos de precipitados; *