O que é serviço social
A presente pesquisa teve inicio no dia 10/10/2011, no Centro Espírita Dr. Ferreira de Moraes, na cidade de São Borja, pelas acadêmicas Luciane Gonçalves do Vales e Mariliane Silveira Limado 6º semestre de Ciências sócias _ Ciência Política, orientadas pelo profº Dr. Daniel.
A reunião começou as 20hs e 05min, sendo presidida por Mauro Saldanha, monitor da casa para avisos em relação a mesma, este comunicou aos familiares que a visita aos “especiais” estava prevista para o dia 16/10/2011. Sendo que os familiares passam por uma reunião preparatória para que os mesmos sejam recebidos pelos “especiais” com todo o carinho e respeito que os visitantes irão levar para eles, mesmo estes sendo seus familiares, amigos, padrinhos, pais, irmãos ou simplesmente pessoas que adotaram este projeto para auxílio dos mesmos.
Observei que as regras são bastante explicitas para com os mesmos, onde os responsáveis somente podem realizar visitas na casa terapêutica depois de terem freqüentado quatro reuniões no grupo de apoio, pois, é lá que as famílias encontram orientações, apoio, e aprendizagem para cuidar de seu “especial”,
Os “especiais” enviam seus pedidos para seus familiares através de cartas que são entregues para os monitores e os mesmos repassam para as famílias.
O familiar tem que ter participado de quatro reuniões, mas não necessariamente no mesmo grupo de apoio, pois, tem o grupo Amor Exigente , as quartas- feira com reuniões as 20hs, no salão paroquial da Igreja Matriz São Francisco de Borja.
Mauro Saldanha enfatizou a forma adequada com os familiares devem vestir-se para ir até a casa terapêutica, pelo fato dos “especiais” estarem em absoluta abstinência, tanto dos tóxicos como sexual, os homens devem ir de calça comprida e as senhoras e meninas não podem usar roupas apertadas, decotadas, também é proibido o uso de pirsings,