Sistemas e reações químicas
UFC – Universidade Federal do Ceará Química Geral Para Engenharia Iann de Morais Moura, 0336225 Turma: 09A
1.Introdução
As reações químicas podem ocorrer entre diferentes tipos de substância e é representada por uma equação química, podemos obter evidências da reação química através de diferenças perceptíveis entre o estado inicial e final, ou seja, devemos observar os reagentes para saber se ocorreu mudança na cor, a presença de bolhas ou precipitado ou até diferença na temperatura na formação dos produtos, estes produtos podem possuir cor diferente ou até estado físico diferente, e é através da observação dessas mudanças que é possível identificar as reações químicas.
Temos 4 principais mudanças que podem ser observadas em uma reação química:
Formação de produtos gasosos: Que nada mais é do que a existência de um produto em estado de gás, e é facilmente identificado através da formação de bolhas nas paredes do tubo de ensaio.
Mudança de cor: A mudança de cor só poderá ser identificada como evidencia da ocorrência de reação química quando essa mudança ocorrer de maneira inesperada, como por exemplo: se misturarmos uma substancia transparente com outra azul, a cor esperada é um azul mais claro, porem se o produto tiver uma cor vermelha, ficará evidenciada a reação entre as substâncias.
Transferência de energia: Pode ocorrer de duas maneiras: quando a reação absorve calor dizemos que a reação é endotérmica e percebemos através da diminuição da temperatura da reação e quando a reação libera calor que é chamada de exotérmica fazendo com que o sistema se aqueça.
Formação de precipitado: É a formação de um produto sólido a partir de reagentes líquidos e pode ocorrer de 5 formas diferentes:
Cristalino: Muitas partículas pequenas e em formato regular de rápida sedimentação e fáceis de filtrar.
Granular: Partículas em formato de grão e irregulares e de fácil sedimentação.
Finamente dividido: Partículas muito