Sistemas e reações químicas
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
INSTITUTO DE QUÍMICA
CURSO DE QUÍMICA DO PETRÓLEO
QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I
DOCENTE: DANIEL PONTES
RELATÓRIO REFERENTE À EXPERIÊNCIA III:
SISTEMAS E REAÇÕES QUÍMICAS
NATAL - RN, MAIO DE 2012.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
INSTITUTO DE QUÍMICA
CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA DO PETRÓLEO
QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I
DOCENTE: DANIEL PONTES
TURMA 03
GRUPO V
DISCENTE: FIAMMA RAPHAELA DA SILVA SILVESTRE. MAT.: 2011024514
DISCENTE: LUANNA CRISTINA CAVALCANTI EUFRÁZIO MAT.: 2011024345
NATAL- RN, MAIO DE 2012. 1. INTRODUÇÃO
Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial (reagentes). Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. Como essas ligações podem ser muito fortes, geralmente é necessária energia na forma de calor para iniciar a reação.
A ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (produtos), diferentes das originais (reagentes). Quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos visíveis que confirmam a ocorrência da reação. Dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, mudança na temperatura e formação de precipitados.
Quando dois ou mais sais estão dissolvidos numa mesma solução, poderão ocorrer interações entre seus íons negativos e positivos, prevalecendo a interação eletrostaticamente mais favorável, sendo que poderá formar-se um produto sólido insolúvel (precipitado).
Tipos de Precipitados: * Granular: pequenos grãos de formato irregular que se sedimentam rapidamente. Sua aparência pode ser comparada à do café moído, sendo possível distingui-las.
* Cristalino: pequenas partículas de formato regular e superfície lisa. Aparenta-se aos cristais