Relat rio Qu mica experimento 2
Curso de Engenharia de Computação
Química Geral
Reações e evidências em soluções aquosas
Equipe
Mateus da Silva Machado 201415001 Fabricio Nogueira Dias 201412016 Arthur Arroyos Angelici 201410155
Data(04/2015)
INTRODUÇÃO
Apesar de o conhecimento químico estar também representado em conhecimentos teóricos, o conhecimento químico também está, muitas vezes, baseado em informações obtidas experimentalmente.
Uma reação química é um processo no qual ocorre a transformação de determinadas espécies químicas em outras, nesse processo, por sua vez, ocorrem quebra e/ou formação nas ligações das partículas (átomos, moléculas, íons) das espécies envolvidas, resultando na formação de outra espécie com propriedades diferentes(Paula, 2012).
Uma reação química, por sua vez, pode ser evidenciada experimentalmente pela ocorrência de formação de precipitado, liberação de energia na forma de calor, formação de gases e mudança de cor(1). Além dessas observações experimentais, a química também se vale da representação abstrata dos fenômenos observáveis numa reação química por meio de equações químicas, com uso de simbologia adequada e balanceamento correto para que se respeite a lei de conservação de massa de Lavoisier¹.
Nessa representação das reações químicas, em forma de equações, os reagentes são representados do lado esquerdo e o produto do lado direito. Para o experimento em questão foram estudas três tipos de reações: reação de síntese ou adição(A), reação de simples troca(B) , reações de dupla troca(C) e de oxirredução(D) que, por sua vez, estão exemplificadas abaixo por meio de equações gerais.
(A) - Equação da reação de síntese ou adição:
A + B AB
Nesse tipo de reação, uma substância composta é formada pela junção de outras duas(simples ou compostas)(2).
(B) – Equação de reação de simples troca:
A +BC AC + B
Nesse tipo de reação, os elementos livres e