evidencias de reações quimicas
PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO
SUZANO
2014
1.0 INTRODUÇÃO TEÓRICA
OBJETIVO
Utilizar as técnicas de incineração padronização de soluções.
PARTE EXPERIMENTAL
3.1MATERIAIS UTILIZADOS
Erlenmeyer de 250 ml
Bureta de 25 ml
Pera de segurança
Pipeta volumétrica de 15,0 ml
Pisseta
Suporte universal
Garra para bureta
REAGENTES
Hcl
NaohSol. Fenolftaleína
3.3PROCEDIMENTOS
Enxaguou-se a Bureta com água corrente, e água destilada e com a solução de hidróxido de sódio a ser padronizada para (ambientação da bureta). Prendeu-se a Bureta na garra própria, de forma que ficou-se na altura ideal para a manipulá-la. Carregou-se a bureta cuidadosamente com a solução de hidróxido de sódio até, aproximadamente, metade, retirou-se o ar da parte de inferior. Completou-se a bureta até 1 cm acima do zero e acertou-se o menisco .Adicionou-se, com uma pipeta volumétrica a solução padrão de ácido clorídrico, a um Erlenmeyer de 250 ml. Adicionou-se 2 a 3 gotas de fenolftaleína ao Erlenmeyer. Titulou-se gota a gota até aparecimento de tênue coloração rosa. Persistente por, no mínimo, 20 segundos. Repetiu-se todo o procedimento do item 3 ao 7, para mais 2 alíquotas de sol. Padrão.4.0 DADOS OBTIDOS
NaohHclFenolftaleína (gotas)
10 ml 25 ml 0,1 mol 4
10 ml 42 ml 0,1 mol 45 ml 4 ml 1 mol 35 ml 4 ml 1 mol 35.0 DISCUSSÃO DE DADOS
Na execução deste experimento pode-se determinar o ponto de viragem de uma substância, porém pode-se observar a falta de exatidão na rotulação de compostos assim necessitando não só realizar a equação de neutralização e também determinar na prática.
CONCLUSÃO
Pode-se concluir que este método é muito eficiente na determinação da quantidade de acido para neutralizar uma determinada substância.
7.0FONTES
(http://www.infoescola.com/quimica/teste-da-chama/) site acessado no dia 15/10/2014 ás 15h25min