EVASÃO ESCOLAR: CONTROLE E ACOMPANHAMENTO
RESUMO Este artigo aborda as causas e consequências da evasão escolar, especialmente na Educação de crianças de 1° ao 9° ano do ensino fundamental na escola Centro Educacional Maria Magalhães Viana Azevedo, Itapipoca – CE, compreendendo os problemas e causas do abandono escolar na referida escola. A partir de pesquisa qualitativa e etnográfica realizada, o objetivo foi analisar elementos que causam a evasão escolar refletindo sobre o trabalho educativo, e a importância da prática pedagógica dos professores acerca dos conceitos envolvendo: mediação, prática social e transmissão do conhecimento socialmente construído. Defendendo a necessidade de a escola combater a exclusão social por meio do efetivo trabalho educativo, voltado a ideologizar o aluno com o desenvolvimento eficaz da aprendizagem dos conhecimentos científicos/conteúdos, trabalhados nas diferentes áreas do conhecimento. Esse argumento caracteriza-se, por um lado, como uma maneira da escola enfrentar os problemas nesse campo, e por outro, uma possibilidade para que o aluno saia do complicado processo da evasão escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Evasão escolar. Trabalho educativo. Aprendizagem significativa.
1. INTRODUÇÃO Nesse artigo, a pretensão é apresentar para a discussão das causas e consequências da evasão escolar. Como se sabe, no Brasil a evasão escolar merece certa atenção, pois não se trata de um problema restrito a algumas instituições de ensino, mas sim, um problema de ordem nacional, que afeta principalmente as classes mais desfavorecidas da sociedade.
Os dados coletados buscam contribuir com a comunidade no enfrentamento de uma questão social ainda presente em nossa sociedade: o abandono escolar e a ausência de políticas públicas que deem conta de resolver o problema. A pesquisa tinha por objetivos detectar a evasão escolar de crianças e