A EVASÃO ESCOLAR
A evasão escolar é um problema que vem sendo discutido por diversos pesquisadores e educadores há muito tempo. Porém, essa é uma questão que está longe de ser resolvida e os índices de abandono da escola têm aumentado a cada ano.
Tomando como base as questões que se levantam: Explicar os possíveis motivos que levam ao índice de evasão na educação básica e no ensino superior; Como coordenador pedagógico quais as ações preventivas que devem ser tomadas para diminuir o índice de evasão? Como coordenador pedagógico quais as ações que devem ser tomadas diariamente para identificar o processo de evasão?
São muitos os motivos que conduzem o estudante a abandonar seus estudos seja ele do ensino médio ou superior. Dentre eles, destacam-se os fatores internos, associados ao desenvolvimento psíquico do aluno, bem como os fatores externos de natureza socioeconômica. Muitas vezes, jovens vêem-se obrigados a optar por trabalhar em lugar de estudar, devido à necessidade de contribuir para o sustento da família. Além disso, o modelo de escola da atualidade, já não desperta o interesse do aluno. Cortez (2006) corrobora essa análise, ao afirmar que o fenômeno da evasão escolar associado ao fato da escola estar pouco preocupada em possibilitar aos alunos e professores a experiência do acontecer das idéias, na sua produção, em consonância aos desafios concretos da vida, contribui conseqüentemente ao abandono da escola, caminho que parece mais certo.
Segundo a Revista Nova Escola (2011) é possível descrever evasão escolar através do desinteresse dos alunos, dos pais, da comunidade escolar e da comunidade em geral em relação à escola e a educação. No Brasil, as principais causas da evasão escolar, de acordo com os dados do Ministério da Educação são: o desinteresse total e a falta de incentivos, a necessidade de trabalhar juntamente com a oferta de trabalho, a dificuldade de absorção do conteúdo passado em sala de aula, conflitos com colegas e