motivacao
A administração de recursos humanos corresponde, na atualidade, a gestão de pessoas. É uma das áreas que mais tem sofrido com as mudanças e transformações nos últimos anos. Isso se deve ao fato das pessoas serem consideradas o principal “ativo” das organizações, sendo suas ações, comportamentos e atitudes determinantes para vantagem competitiva da empresa.
A motivação é um dos temas de grande relevância na atualidade. As organizações necessitam entender os mecanismos que geram motivação e devem procurar meios eficazes de colocá-los em prática.
Para que ocorra a contribuição dos indivíduos no ambiente de trabalho é imprescindível compreendê-los e comprometê-los nas situações que ocorrem dentro desse ambiente profissional. Isto se torna possível por meio do diálogo franco e do reconhecimento que os indivíduos são diferentes. A parceria entre empresa e colaboradores é imprescindível, levando-se em consideração o respeito mútuo, os anseios dos clientes internos e a motivação recíproca. Isso será um forte contributo para o sucesso da organização.
A contribuição das pessoas, seus estímulos, e conhecimentos são fatores que influenciam o desempenho organizacional. Isso leva ao questionamento acerca do que seja motivação ou ainda se as pessoas são motivadas ou devem se auto-motivar.
As instituições de saúde lidam com uma clientela sensível, as pessoas doentes. É necessário que se encontrem mecanismos para ajudar os profissionais de saúde a estarem bem consigo mesmos. Dessa forma eles serão agentes de acolhimento, atendimento e tratamento dignos às pessoas.
1.1. Objetivo Geral
O trabalho tem por objetivo geral analisar as condições que geram motivação nas equipes de profissionais do Hospital e Maternidade Nossa Senhora das Graças, localizado em Cascavel, uma instituição de saúde filantrópica.
1.2. Objetivos Específicos
Para atender ao objetivo geral buscou-se identificar se os fatores geradores de motivação são internos ou externos,