Etica e responsabilidade social nas empresas
Hoje em dia, muitos executivos têm-se discutido com muita freqüência, sobre a responsabilidade social das empresas, perante todos os stankeholds, ou seja, sociedade, funcionários, acionistas e clientes. A preocupação com os princípios éticos, valores morais e uma combinação abrangente de cultura é necessário que se estabeleçam critérios, e parâmetros adequados para atividades empresariais socialmente responsáveis.
Tem-se discutido com muita freqüência sobre ética, valores morais e culturas. Mas falta explicitar de forma mais sistemática que por um lado muitas organizações tentam estabelecer padrões de éticas e responsabilidade sócias em suas atividades e formas de explicitar de que forma a ética e a responsabilidade social deveriam ser implantadas dentro das organizações.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS
Atualmente muitas empresas vêm repensando seus conceitos gerenciais e administrativos, adotando medidas politicamente corretas e visando retorno financeiro e reconhecimento social, visto que, a população vem buscando grupos empresariais que valorizem o bem está da sociedade e do meio ambiente.
O que vem ocorrendo, é mais do que mera resposta às cobranças da sociedade, e as novas pressões sociais e econômicas criadas pela globalização. A pressão que um mercado globalizado exerce nas empresas, faz com que elas se analisem continuamente. Essa preocupação em estabelecer sólidos princípios de responsabilidade social corporativa dentro das organizações, não se restringe somente às empresas multinacionais atuantes no país, sito como exemplo a Shell, reconhecida mundialmente no desenvolvimento de praticas de responsabilidade social corporativa.
Cada vez mais se tem visto com freqüência organizações brasileiras como: O Boticário, Petrobras e Banco Itaú, Banco Real, Bradesco entre outras. Conduzindo suas atividades segundo padrões de responsabilidade social corporativa, seja por meio de ações sociais que agem diretamente sobre comunidades