etica e responsabilidade social nas empresas
As empresas, entendidas como unidades fundamentais no contexto global, são cada vez mais desafiadas a aplicar princípios éticos e a responsabilizar-se por atos relacionados direta ou indiretamente com os problemas da sociedade. Em casos como esses, elas não podem se limitar a uma visão rígida e estreita de seus interesses particulares, e sim desenvolver critérios específicos fazendo jus à sua realidade, isto é, considerando não somente fatores econômicos, mas também os contextos políticos, os impactos sociais e ambientais e vários outros aspectos associados às suas atividades.
Mas será que todos sabem o que significa ética e responsabilidade social principalmente no âmbito empresarial?
Ética, primeiramente, é o conjunto de modelos morais que guiam o comportamento no meio dos negócios e na sociedade, construindo o próprio caráter em prol do bem estar de todos.
Ela é a base para a sustentabilidade e para orientar e guiar as ações das empresas com responsabilidade social.
Várias definições podem ser atribuídas a Responsabilidade Social. A mais comum, porém, é conceituá-la como o conjunto das atitudes dos cidadãos e organizações públicas ligadas a ética e direcionadas para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando o meio ambiente para futuras gerações e impulsionando a diminuição das desigualdades sociais.
As empresas sentem o dever de se tornarem responsáveis, uma vez que questionadas sobre o futuro da sociedade e da economia, percebem os efeitos causados pelas suas atividades e reconhecem a necessidade de reparar seu comportamento.
Se veêm frente a um desafio, o de modificar sua identidade para uma que agregue responsabilidade social à áreas financeira, logística, comercial e operacional.
Dessa forma, uma empresa com responsabilidade social, além de participar de forma mais direta das ações comunitárias nos locais onde estão inseridas e reduzirem os danos ambientais resultantes de suas atividades, tornam-se parceiras e