Estudo de caso em uma Ong
1.
INTRODUÇÃO
A partir da evolução do ser humano tem-se intensificado cada vez mais as diferenças entre as pessoas, devido ao processo de globalização e dos níveis sociais que envolvem inúmeros indivíduos.
Devido a isso, diversos seres humanos conscientizados com esse “ambiente desigual” têm proposto continuamente a ação de entidades sem fins lucrativos, para suprir algumas dessas dificuldades enfrentadas por essas pessoas.
O Terceiro Setor está ligado intimamente com esse lado que envolve a caridade para com outros indivíduos necessitados, ou outras causas que envolvam um determinado fim filantrópico.
Com o processo de globalização, a exclusão social tende a aumentar, e nesse cenário o Terceiro Setor aparece como contrapartida para minimizar os impactos causados por essa exclusão social.
É de suma importância que as entidades sem fins lucrativos pertencentes ao
Terceiro Setor possam agregar valores éticos e morais como instrumento de gestão para facilitar diretamente a absorção de diversos benefícios, como continuidade de seus projetos/programas, valorização de quadro de colaboradores e de voluntários, continuidade de parcerias com a cooperação internacional, doadores e órgãos públicos. Por consequência da apresentação do tema, suas principais variáveis e a sua justificativa, tem-se a seguir uma prévia explicação através do referencial teórico, da conceituação de Organização Não Governamental (ONG) e Terceiro Setor, bem como do Primeiro e Segundo Setores da sociedade, traz elementos históricos do surgimento do Terceiro Setor no Mundo e no Brasil.
Há também elementos de como são estruturadas administrativamente as
Organizações Não Governamentais, que na análise de Drucker (1981) refere-se a uma sucinta distinção do processo administrativo, caracterizando a administração como uma entidade e, que essa por sua vez, possui vários mecanismos para aperfeiçoamento dos métodos administrativos.
9
2. TEMA
A Importância da Ética