Ética e responsabilidade social nas empresas
No mundo atual, as pessoas não se importam mais com o produto final que irão consumir, com uma série de fatores que abrangem desde a origem dos materiais usados na fabricação, o processamento dos mesmos e finalmente um produto final relativo.
As pessoas de hoje se preocupam com a natureza, com o meio-ambiente e a própria mídia incentiva isso. A exposição do desmantamento, os gases efeito-estufa, poluição de lagos e etc reforçam uma ideia populista de mudança.
As empresas tiveram a necessidade de adaptação a um mercado mais exigente. Para se obter aceitação no mercado, as empresas começaram a vender sua imagem, tendo isto como principal atrativo.
E então foi criada a pergunta: Por que comprar um detergente da marca “x” se o da marca “y” planta uma árvore a cada produto vendido além de render mais? Ou se não, como podemos usar desodorantes que emitem gases CFC?
O que esta na moda é ser ético, a empresa ética lucra mais pois conquista seus clientes.
Como ser ético? Como ter ética com seus funcionários, e obter lucro com isso? A resposta é simples: Funcionários felizes que não mancham a marca ou a reputação da empresa. Fornecedores confiáveis e com boas relações podem gerar uma parceria de sucesso, pois a imagem de ambos se fortalece e esse conjunto passa segurança ao consumidor. Isso se torna o “algo a mais” para quando o consumidor adquirir um produto, aquele vendido por diversas marcas, ele escolha não somente o mais barato, porém o mais em