etica e moral
Conceito:
É uma doença genética que acontece devido a problemas cromossômicos, pois o portador possui três (trissomia) cromossomos 21 de forma total ou em apenas uma parte. Foi descoberto em 1862, pelo médico John Langdon Down, que foi o primeiro a descrevê-la. Já em 1958, o médico Jérôme Lejeune conseguiu provar que a síndrome ocorria devido a problemas genéticos no cromossomo 21. Inicialmente, a doença recebeu o nome de mongolismo, devido às características físicas parecidas com pessoas nascidas na Mongólia. Posteriormente, o termo mongoloide passou a ser visto como algo depreciativo e deixou de ser usado por médicos e especialistas.
Essa anomalia cromossômica é mais comum do que se imagina e pode aumentar se a idade da mãe estiver avançada. Pode ocorrer independente da raça, classe social ou localização geográfica. Os seres humanos possuem um total de 46 cromossomos, sendo que são 23 herdados do pai e os outros 23 da mãe.
Qualquer alteração na quantidade de cromossomos pode levar a morte do feto ou a um aborto espontâneo. Apenas três pares de cromossomos permitem a trissomia, o 13 (síndrome de Patau), 18 (síndrome de Edwards) e 21, e, assim, o bebê terá 47 cromossomos. Quando a trissomia é no par de número 21, temos a Síndrome de Down.
Inicialmente, a expectativa de vida das pessoas que possuíam a doença era pequena e muitos não passavam da adolescência. Porém, atualmente, muitos estão chegando à terceira idade. No dia 21 de março, é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down.
Profissionais de Saúde: Para os especialistas médicos, é importante ressaltar os aspectos positivos e negativos da doença no momento em que apresentar o diagnóstico. Sempre ressaltando possíveis complicações médicas e alternativas a serem realizadas para o desenvolvimento do paciente.
Causas da Síndrome de Down
A causa para a Síndrome de Down é devido a um problema genético que acontece durante a fecundação. Com 47 cromossomos, a criança apresenta