ENFERMAGEM
Aluno: Joseane dos Santos Andrade
Curso: Enfermagem do Trabalho
Disciplina: Saúde Mental no Trabalho
Turma: Out. 2012.1
A saúde mental no trabalho e do trabalhador fica entendida para mim como algo que está sendo feito com prazer, pois, se o trabalhador trabalha com prazer não corre risco de adoecer mentalmente. Hoje é muito visto trabalhadores com depressão por não fazerem aquilo que gostam, fazer pelo simples fato do status, ele mergulha nesse trabalho sendo que lá na frente esse indivíduo corre sério perigo de se deprimir ou de se isolar da sociedade. O trabalhador precisa ver o trabalho como possibilidade de se edificar socialmente, pois o trabalho é um poderoso instrumento de integração social.
Por conta dos altos índices de desemprego muitas vezes o trabalhador se submete a longas jornadas de trabalho, com pouco retorno salarial, só para ter um prestígio imaginário. Eu trabalho num Hospital, onde fico bastante cansada e com um nível de estresse elevado. Por conta disso busquei fazer outro curso para não entrar nas estatísticas de trabalhadores com depressão por não fazerem o que gosta. Mas nem todo age dessa forma, algumas pessoas infelizmente não podem abrir mão de um emprego, pois precisa muito dele, mesmo que este seja angustiante. Mas todo o indivíduo deve buscar sua melhora pessoal.
Não se pode almeijar só dinheiro em um trabalho, você precisa buscar algo que te faça crescer de forma saudável e mentalmente não te canse, nem te estresse. O trabalho precisa ser algo satisfatório que traga comportamentos de confiança e segurança, e não de estresse, depressão ou isolamento. É isso que eu considero importante para a saúde do trabalhador, que ele não precise trabalhar só para sobreviver, e sim que ele esteja satisfeito em seu ambiente de trabalho, feliz na sociedade, sendo reconhecido pelo que faz.