ford
Henry Ford saiu da terra natal Dearborn, no Michigan, aos 16 anos de idade para trabalhar como aprendiz de mecânico na cidade vizinha de Detroit. A partir desse momento, nunca mais parou. Em 1891, tornou-se engenheiro e iniciou as suas experiências pessoais, tendo montado o primeiro motor em cima da banca da sua própria cozinha. O seu sonho era construir um automóvel, a preços considerados acessíveis. Conseguiu.
Em 1886 herdou cerca de 33 hectares de terreno do seu pai. A razão deste retorno às terras foi seu noivado com Clara J. Bryant, com quem se casou. Fundou a Ford Motor Company com a ajuda de investidores em 16 de junho de 1903, sendo o primeiro a aplicar a montagem em linha de forma a produzir, em massa, automóveis a um preço acessível. Em apenas cinco anos ultrapassou os seus concorrentes, se transformando no maior produtor de automóveis do mundo. Henry Ford em 1908 apresenta o Ford Model T que, imediatamente, foi um enorme sucesso, sendo um dos automóveis mais vendidos de todos os tempos.
Henry ford foi um grande colaborador para a area da administração adotando 3 principios básicos na sua carreira de homem de negócios
Princípio de intensificação: diminuição do tempo de produção e rápida colocação do produto no mercado.
Princípio de economicidade: reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria prima em transformação para assim recuperar rapidamente custos com matérias primas e salários por exemplo.
Princípio da produtividade: aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período (produtividade) por meio da especialização.
Henry ford criou em 1914 o Fordismo que era um sistema de produção em massa para sua indústria de automóveis, projetando um sistema baseado numa linha de montagem. objetivo principal deste sistema era