Etica Moral
ETICA E MORAL
União da Vitoria - PR
Caráter histórico da moral Entendemos por moral um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa comunidade social dada, contudo estas funções podem variar historicamente nas diferentes sociedades. Assim como umas sociedades sucedem a outras, também as morais concretas, efetivas, se sucedem e substituem umas as outras. A moral é um fato histórico e, por conseguinte, a ética, como ciência da moral, não pode concebê-la como dada de uma vez para sempre, mas tem de considera-la como um aspecto da realidade humana mutável com o tempo. Mas a moral é histórica precisamente porque é um modo de comportar-se de um ser, que por natureza é histórico, isto é, um ser cujas características é a de estar-se fazendo ou se autoproduzindo constantemente tanto no plano de sua existência material, pratica, como no de sua vida espiritual, incluída nesta a moral. Desta maneira, a origem da moral se situa fora da historia, o que equivale dizer que o homem real, concreto, é um ser histórico. Esta historia da moral segue em três direções fundamentais:
Deus como origem ou fone da moral: onde as normas morais derivam de um poder sobre-humano, os quais os mandamentos constituem os princípios e as normas morais fundamentais, no qual as raízes da moral estariam a cima do próprio homem.
A natureza como origem ou fonte da moral: as qualidades morais como, ajuda mutua, disciplina, solidariedade, teriam origem nos instintos, podem não ser só encontrados no homem como um ser natural, biológico, mais inclusive nos animais.
O homem como origem e fonte da moral: o homem do qual se fala aqui, um ser dotado de uma essência eterna e imutável inerente a todos os indivíduos. A moral constituiria um aspecto desta maneira de ser, que permanece e dura através das mudanças históricas e sociais.
É preciso acentuar o