Etapas desenvolvimento linguagem
A etapa pré-linguística do desenvolvimento da linguagem compreende o período do nascimento até os nove ou dez meses de idade da criança.
A partir do 2º mês, o choro adquire características sonoras que variam conforme a necessidade do bebê, estando sua tonalidade relacionada ao seu estado de bem-estar ou mal-estar.
Já no início do 3º mês de vida, o bebê é capaz de produzir sons guturais e vocálicos e de responder aos estímulos sonoros de outras pessoas através do sorriso ou de um murmúrio. É também nessa época que surge o balbucio, que é definido pela emissão de sons mediante o redobramento de sílabas, como "ma ma", "ta ta", etc.
Embora o balbucio permaneça até o 8º ou 9º mês de vida, é no 5º ou 6º mês que ele progride consideravelmente e inicia o processo de imitação de sons. Assim, o bebê pode tanto imitar sons produzidos por ele mesmo ou por outras pessoas, seja adulto ou criança.
Entre o 7º e 8º mês, é importante que os nomes dos objetos oferecidos à criança sejam pronunciados para que possa aprimorar suas capacidades lingüísticas e comunicativas, além de contribuir para sua socialização. Nessa idade, o bebê apresenta vocalizações espontâneas e até sílabas e ditongos, que são as principais aproximações para a emissão das primeiras palavras.
Aos 9 ou 10 meses de vida, a criança pode dizer algumas palavras curtas, porém a maioria delas são apenas a repetição do que dizem os adultos. A criança apresenta um forte interesse por imitar gestos e sons para estabelecer a comunicação, estando assim propensa a aprender a linguagem mais rapidamente, necessitando para isso o reforço e o estímulo dos pais a cada progresso
Etapa Lingüística
O início da Etapa Lingüística se caracteriza pela emissão das primeiras palavras. Dentro dessa etapa, a criança desenvolve uma série de capacidades de comunicação, de acordo com a idade.
Entre os 9º e 18º meses de vida, a criança reconhece e responde quando chamam pelo seu nome, sabe o significado de