aquisição da linguagem infantil
Profª Ms.: Ana Lúcia Moreira Rios Coimbra de Araújo
Disciplina: Letramento e Alfabetização - Curso: Pedagogia 4º. Período
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
A fim de compreender o processo de aquisição da linguagem na criança, precisamos ter pelo menos uma idéia de como se desenvolve esta parte vital da estrutura. No processo de aquisição da linguagem, a produção da fala acha-se inseparavelmente ligada à recepção da fala, e o aprendizado das duas prossegue interligado na criança. Há, com efeito, três aspectos a considerar no desenvolvimento da fala na criança:
O aprendizado das habilidades motoras;
O domínio das pistas para identificação e;
O levantamento do conjunto de conhecimentos lingüísticos, que forma eventualmente a base para a produção, assim como para a recepção da fala.
AS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO E SUAS INFLUÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM O termo teoria refere-se a uma sistematização de princípios em relação a fenômenos observados e suas inter-relações. Uma teoria é um esquema para organizar e interpretar dados e uma teoria do desenvolvimento infantil observa o crescimento e o comportamento das crianças e os interpreta, indicando quais elementos na constituição genética e/ou condições ambientais da criança influenciam o desenvolvimento e o comportamento, e como estes elementos se relacionam. Cada teoria interpreta o significado do desenvolvimento e do comportamento infantil e, embora estejam agrupadas em escolas de pensamento, há diversas variações dentro de um mesmo grupo. Estaremos estudando as teorias: Maturacionista, de G. Stanley Hall e Arnold Gesell; Comportamental, de Edward L Thorndike e B. F. Skinner; Psicodinâmicas, de Sigmund Freud e Erik Erikson; Construtivistas, de Jean Piaget, Lev S. Vigotsky e Jerome Bruner e as teorias ecológicas como a de Urie Bronfenbrenner.
1. MATURACIONISTA – Sugere que o curso do desenvolvimento humano é determinado geneticamente. As mudanças