A ARTE DE APRENDER
Roberto Marques Moraes - Chocolate
Recreação: Recreação e jogos escolares; Roberto Marques Moraes (Chocolate); 9º edição revisada e ampliada. Florianópolis; CEITC; 2004. 76p.
A presente obra traz de forma breve aspectos relevantes da educação motora: a psicomotricidade. Aborda os conceitos de “esquema corporal”, “lateralidade”, “recreação” e “tonicidade”, bem como elenca diferentes atividades que ilustram cada um dos conceitos mencionados. O autor traz ainda atividades com sucatas, estes como material de apoio pedagógico.
A psicomotricidade é entendida pelo autor como a fala do corpo, de forma que o mesmo acredita ser fundamental deixar a criança se expressar, analisar e transformar sua realidade.
Os jogos oportunizam às crianças uma série de experiências motoras, a exemplo, os jogos simbólicos oportunizam a capacidade de representar e simbolizar. O “faz de conta” instiga a assimilação da realidade externa adulta e a realidade interna da criança. Os jogos esportivos, oportunizam a construção de pequenas regras acordadas entre o grupo. A roda por sua vez, é o momento em que acontece a troca de experiência entre os discentes.
A exploração de diferentes materiais como pneus de bicicleta, arcos, bastões, saquinhos de milho, fomentam a exploração das funções psicomotoras.
O esquema corporal é enfatizado por Moraes com uma série de atividades musicadas visto que a mesma nada mais é do que o conhecimento global do corpo. Cabeça, nariz, orelhas, dedos, membros superiores, pés... tudo vira ritmo!
A lateralidade é expressa por chocolate como a dominância lateral de um lado do corpo em relação ao outro, bem como a possibilidade de reconhecer a mão direita ou esquerda de uma pessoa à sua frente é descrita como reversibilidade. O equilíbrio proporciona à criança hábitos saudáveis de postura. A tonicidade é descrita como uma ação corporal onde determinados músculos alcançam certa tensão muscular, enquanto há outros