A arte de ensinar e aprender
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
ESTÁGIO DE LICENCIATURA II
A ARTE DE APRENDER ENSINAR
São Luís
2014
1.INTRODUÇÃO
A arte de aprender está presente em nossas vidas desde os primeiros momentos, com o passar dos tempos exercemos também a arte de ensinar. Passamos a nos comunicar, conhecer o mundo onde vivemos, fazer diversas interrogações sobre aquilo que nos parece estranho e assim começa o nosso aprendizado: em nosso próprio lar.
Os pais e os irmão mais velhos são intitulados como os nossos primeiros professores mas, com o passar do tempo, os ensinamentos começam a ser realizados também na escola e é nesse lugar que passamos a ser realmente chamados de alunos, onde passamos também a ter mais responsabilidade sobre o nosso próprio aprendizado.
A aprendizagem consiste em adquirir sempre um novo comportamento, uma nova maneira de agir e pensar. Ela se dá a partir das curiosidades dos alunos e, através das descobertas com técnicas motivadoras, esse é levado a buscar respostas para suas dúvidas, sendo o educador um mediador entre o educando e uma aprendizagem com significado (MASSENA;CARDOSO; MOREJÓN, 2011). Por isso, o ato de aprender se torna real quando adquirimos conhecimento e conseguimos vivê-lo na prática, assimilando determinadas experiências e/ou vivências. Para que a aprendizagem aconteça precisamos ser desafiados e entendidos, como também saber ver e reconstruir o conhecimento com o nosso próprio olhar e significado (MASSENA;CARDOSO; MOREJÓN, 2011)
2. A ARTE DE APRENDER E ENSINAR
Para que o aluno tenha um melhor desenvolvimento é necessário que haja um bom relacionamento entre ele e o professor, considerando sempre que ensinar e aprender constituem uma arte que é realizada entre a união do professor e aluno, pois ambos doam e recebem conhecimentos, pois segundo Paulo Freire (2006): ensinar não é transferir conhecimentos,