Biocombustiveis
Por que pesquisar:
Em tempos de escassez de fontes de energia e de preocupação com o meio ambiente, o biodiesel desponta como uma importante alternativa para redução de tais problemas. Embora grande parte da população não tenha conhecimentos sobre esse tipo de energia, o biodiesel se torna um grande potencial para o desenvolvimento de comunidades rurais, que têm a agricultura como principal fonte de renda, e assim podem utilizar suas culturas como matéria prima para a produção de biodiesel.
Entretanto, o que promove o comércio do biodiesel são as características físicoquímicas do mesmo, como viscosidade, acidez, e outras propriedades normatizados por órgãos nacionais e internacionais competentes para utilização dos biocombustíveis.
Portanto, antes de iludir as pessoas com especulações de que uma determinada cultura pode ser viável para a produção de biodiesel é importante conscientizá-las de que a pesquisa e a busca das propriedades do óleo e do biodiesel são necessárias para garantir que os biocombustíveis estejam de acordo com o estabelecido pelas normas. Dessa forma, para evitarmos confusão como no “caso da mamona”, em que se especulou muito de que o Piauí seria um grande produtor de biodiesel, utilizando esse tipo de fonte de óleo, o que acabou não dando muito certo, pois o biodiesel de mamona apresenta alta viscosidade. É preciso ter cautela e dar mais importância à pesquisa para não provocarmos uma avalanche de expectativas ilusórias e mais decepções para o pequeno produtor, que se encontra cada vez mais dependente de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável de sua pequena produção.
Assim, o envolvimento de todos, pesquisadores, administradores e, principalmente, o pequeno produtor tem que estar envolvido cientificamente com as varias questões que envolvem essa grande promessa energética mundial, que aos poucos encontra seu lugar de destaque no complicado comércio de energias e