Soldadura por plasma
Escola de Engenharia.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
Soldagem a Plasma - PAW
Disciplina: Processo de Soldagem.
Professor: Alexandre Queiroz Bracarense, PhD.
Belo Horizonte
Maio de 2000.
1 - DESCRIÇÃO DO PROCESSO
1.1 - Histórico
O processo de soldagem a Plasma (PAW) foi introduzido na indústria em 1964 como um processo que possuía um melhor controle de soldagem em níveis mais baixos de corrente
1.2 - Definições
1.2.1 - Plasma
Plasma é um gás que é aquecido a uma temperatura extremamente elevada e que também é ionizado, sendo que, a partir disso, ele se torna um condutor de eletricidade.
1.2.2 – Soldagem a Plasma
O processo de soldagem a arco com Plasma (PAW) é um processo de soldagem que produz coalescência dos metais, pelo aquecimento com um arco constrito entre o eletrodo e a peça de trabalho (arco transferido) ou entre o eletrodo e o bocal constrito da tocha (arco não transferido). A proteção é obtida do gás quente e ionizado, proveniente da tocha. Este gás é usualmente suprido por uma fonte auxiliar de gás de proteção. O gás de proteção deve ser um gás inerte ou uma mistura de gases inertes. O metal de adição pode ou não ser usado.
1.3 – Processo de funcionamento
O processo de soldagem a arco com Plasma, assim como o processo GTAW, usa eletrodo não consumível. A tocha tem um bocal que cria uma câmara de gás ao redor do eletrodo. O arco aquece o gás na câmara até uma temperatura em que se torna ionizado e conduz eletricidade. Este gás ionizado é definido como o Plasma, que sai do orifício do bocal a uma temperatura próxima de 16700°C.
FIGURA 01
FIGURA 02
As figuras abaixo mostram as diferenças entre os processos GTAW e PAW.
FIGURA 03
FIGURA 04
A seguir será fornecida uma tabela comparativa de gastos entre o processo PAW e o processo GTAW. Os valores encontrados forma obtidos a partir da utilização de um mesmo modelo de fonte que pode ser