Educaçao infantil
A criança tem a sua capacidade de restrutura- se mentalmente procurando um novo equilíbrio, novos esquemas de assimilação que é colocar novos conhecimentos existentes, para adaptar- se a nova situação. A criança constrói novas experiências quando entra em contato com meio social e afetivo.
Seu desenvolvimento se dar em cada fase:
SENSORIO- MOTOR ( nascimento aos dois anos) a criança começa a construir esquema de ação para assimilar mentalmente o meio. a criança desenvolve um conjunto de ideias do objeto que lhe permitem construir um conhecimento físico da realidade.
ESTAGIO PRÉ- OPERATORIO (dos dois aos seis anos) - a criança torna- se capaz de representar mentalmente pessoas e situaçaoes. inicia a construção da relação de causa e efeito, como das simbolizações. Passa a se chama a idade dos porquês e do faz-de-conta.
Estágio operatório-concreto (dos sete aos onze anos) – a criança ja é capaz de relacionar diferentes aspctos e começa a construir conceitos da realidade. consolida a observação de quantidade e constrói o conceito de número. Seu pensamento, apesar de lógico, ainda está centrado nos conceitos do mundo físico, onde abstrações lógico-matemáticas são incipientes.
Estágio operatório-formal (dos onze aos dezesseis anos) – o adolescente passa para o pensamento formal, abstracto, conceitual, conseguindo ter ideias como liberdade, justiça etc. Tendo os diferentes pontos de vista, e sendo capaz de pensar cientificamente.
Aprendizagem a aprendizagem sempre se dá sobre a atuaçao sujeito sobre o meio das suas experiencias que tera um carater imediato, podendo ser experiencias físicas, logicas – matematicas para o desenvolvimento . Piaget acredita que a aprendizagem subordina - se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele.
Linguagem a criança aprende a linguagem e assimila tudo o que ouve tranformando em conhecimento seu, estando o pensamento e a linguagem