Processo de Desenvolvimento de Software
Fundamentos de Tecnologia da Informação
Processo de Desenvolvimento de Software
Modelo Cascata
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
4 CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO A utilização de um processo de software têm sido apontada como um fator primordial para o sucesso de empresas de desenvolvimento de software. Um processo de software pode ser entendido como um conjunto estruturado de atividades exigidas para desenvolver um sistema de software.
O modelo cascata é um dos mais importantes modelos, e é referência para muitos outros modelos, servindo de base para muitos projetos modernos. A versão original deste modelo foi melhorada e retocada ao longo do tempo e continua sendo muito utilizado hoje em dia. Grande parte do sucesso do modelo cascata está no fato dele ser orientado para documentação. Essas informações devem ser analisadas e aplicadas pelo desenvolvedor, de acordo com a necessidade do cliente, fornecendo um software que atenda todas as funcionalidades do sistema que serão de grande importância nas atividades desenvolvidas pela empresa.
2 OBJETIVO
Esta produção textual tem como meta uma visão geral de um Processo de Desenvolvimento de Software que é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de obter um produto de software. Este Modelo Cascata, quando proposto, introduziu importantes qualidades ao desenvolvimento. A primeira chama a atenção de que o processo de desenvolvimento deve ser conduzido de forma disciplinada, com atividades claramente definidas, determinada a partir de um planejamento e sujeitas a gerenciamento durante a realização.
Em um processo de avaliação de portfólio, que não tiver objetivos bem definidos correrá o risco de perder prioridade, ficando em situação de desvantagem na demanda concorrente por recursos. Assim, mesmo que seja um projeto com