A questão da periodização do desenvolvimento psicológico
No artigo “A questão da periodização do desenvolvimento psicológico” dos autores Marta Kohl de Oliveira e Edival Sebastião Teixeira aborda (...) a questão que se nos apresenta é a de trabalhar na construção de teorias que partam da necessidade de compreender a organização das etapas da vida humana como fenômeno histórico. (p.45).
O desenvolvimento psicológico é definido por OLIVEIRA & TEIXEIRA (2002:24) como “o conjunto de transformações que ocorrem ao longo da vida de um indivíduo”. Esse conjunto para os mesmos “tende a ser visto como um processo que se organiza em períodos, etapas, estágios ou fases que sucedem ao longo da vida de cada indivíduo”.
As três idéias centrais do pensamento de Vygotsky podem ser aporte para uma melhor compreensão dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento psicológico de um indivíduo:
1- “As funções psicológicas têm um suporte biológico, pois são produtos de atividade cerebral” (OLIVEIRA, 1993: 23) – essa afirmação ilustra que é importante saber qual é o grau de desenvolvimento do corpo (sua idade), definido como ontogênese.
2- “O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior, as quais se desenvolvem num processo histórico” (OLIVEIRA, 1993:
23) – isso ilustra a importância de se contextualizar as circunstâncias sociais, históricas e culturais nas quais se desenvolveu o indivíduo - a sociogênese.
3- “A relação homem – mundo é mediada por sistemassimbólicos” (OLIVEIRA, 1993: 23) – isso ilustra a importância de se conhecer como se deram as experiências na vivência do mundo de cada indivíduo – a microgênese.A psicologia quando pensa em um estágio de desenvolvimento, se dedica principalmente a compreensão do fator citado acima, focando individualmente e isoladamente as transformações que ocorrem para todos os seres humanos similarmente, a capacidade de se locomover, desde engatinhar até o caminhar, a aquisição da