A questão da Periodização do Desenvolvimento Psicológico.
Curso Pedagogia 3º Semestre - Unidade Tatuapé I Turma NMA
Juliana Maria dos Santos RA 1210871
Luciana Lima dos Santos RA 1210155
“A Questão da Periodização do Desenvolvimento Psicológico”
Psicologia do Desenvolvimento
Professora: Roseli
Junho de 2013
São Paulo
A questão da Periodização do Desenvolvimento Psicológico.
Introdução
Desenvolvimento é conjunto dos processos de transformação que ocorrem ao longo da vida de cada individuo. Segundo Palácio, (1995), há três etapas: 1- a etapa em que as pessoas está vivendo; 2- os aspectos históricos, culturais e sociais que o individuo está inserido e 3- experiências próprias que são diferentes em cada pessoa.
A Psicologia, ao estudar os estágios de desenvolvimento, focaliza o individuo isolado e estuda as transformações que ocorrem de modo semelhante dentro de cada estagio. Por exemplo: no bebê estuda o aparecimento dos dentes; Nas crianças após um ano, a capacidade de andar, de falar; Na adolescência, estuda o aparecimento da sexualidade e suas conseqüências; E na idade adulta há o estudo de aparecimento de doenças, o envelhecimento do organismo, as conseqüências do sedentarismo e envelhecimento do organismo em geral.
Os modelos de desenvolvimento baseados nos processos de maturação biológica são universais, isto é para todos os membros da espécie humana.
A rapidez do desenvolvimento depende das circunstâncias históricas culturais e das experiências de cada sujeito.
“Dentro de cada cultura, o treino para o controle das funções excretoras, a linguagem, a velhice, recebem significação e tratamento próprio dentro de cada cultura” (Oliveira, 1997:55).
A “imensa multiplicidade de conquistas psicológicas que acorrem ao longo da vida de cada individuo, gera uma complexa configuração de processos de desenvolvimento que será absolutamente singular para cada sujeito. (...). Em cada situação de interação com o mundo externo, o individuo