etapa 2-teoria da administração
Teoria Clássica
Toda empresa possui seis funções básicas:
1- Funções administrativas: elas sincronizam e coordenam as outras funções da empresa (não-administrativa), estando sempre acima delas.
2- Funções Contábeis: possui relação com os inventários, balanços, registros, estatísticas e custos.
3- Funções financeiras: tem relação com a gerencia e a procura de capitais.
4- Funções comerciais: relacionadas com a permutação, a compra e a venda.
5- Funções técnicas: se relacionam com a produção de serviços ou de bens das empresas.
6- Funções de segurança: possui relação com a preservação dos bens e das pessoas, e também é relacionada com a proteção.
A função de administrar esta em todos os níveis da empresa, e toda empresa é composta por elementos indispensáveis que são: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, em seu conjunto compõe o processo administrativo. Esses elementos são também uma das razões que fizeram surgir a teoria clássica.
Outra razão esta na estrutura da empresa que é: o organograma formal, funções do administrador aos princípios gerais da administração, pois sem eles a teoria clássica não se define.
Teoria da Burocracia
Também focando na estrutura da empresa é essencial sua organização formal burocrática e racionalização nas organizações. Tendo como características voltadas exclusivamente para a eficiência e a racionalidade. Essa teoria surgiu para: formalizar, dividir o trabalho, ter hierarquia de princípios, manter a impessoalidade, e competência técnica, separar propriedade de administração e profissionalizar o funcionário.
Essas dimensões citadas formam as características básicas da burocracia, sendo ela o tipo de organização humana onde a racionalidade atinge o seu mais elevado grau.
São características da Teoria da Burocracia:
Separar propriedade de gerencia;
Profissionalizar pessoas;
Ter competência técnica;
Adoção de procedimentos e rotinas para substituir decisões