politica social no Brasil e servico social
1 INTRODUÇÃO 3
2 Desenvolvimento 4
3 Conclusão 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
.
As conquistas de políticas sociais públicas no Brasil, em especial a Assistência Social, que desse a Constituição Federativa do Brasil de 1988 foi promulgada como, uma política de direitos para todos aqueles que dela necessitassem, independentemente de contribuição social. Remete-se ao resgate histórico de leis que enfatizam as ações políticas no âmbito da Assistência Social.
O surgimento da Política Social no século XIX teve um caráter de estratégia governamental na regulação do Estado com a Sociedade Civil, visando fins econômicos, políticos e sociais.
Após a crise econômica de 1929, foi feita uma proposta, uma espécie de novo acordo, por Jonh Keynes ao New Deal, acordo esse que seria através da política do pleno emprego e o investimento do Estado em políticas sociais dando maiores condições a população para comprar produtos. Em 1942, houve um grande marco para os paises do capitalismo avançado que foi, o relatório de Beveridge, assim havendo uma reformulação do Sistema de Proteção Social.
Nos anos 30 aos 60, os paises capitalistas adotaram o modelo de Estado do Bem Estar Social, com a idéia de que o Estado estava presente na economia e poderia intervir na questão Social.
No ano de 1970 houve uma nova crise do capital resultante da queda da taxa media de lucro, assim causando mudanças no compromisso entre capital social privado e os direitos sociais atendidos pelas políticas sociais, tal esse que servia para amenizar a desigualdade social. Mas, contudo a partir da Constituição Federal de 1988, surgem as leis de garantias assim como: Lei Orgânica da Assistência Social em 1993, a revisão da Política Nacional da Assistência Social em 2004, criação do Sistema Único da Assistência Social em 2005, portanto, de fato,