estudo heminegligencia
Heminegligência e reabilitação cognitiva: um relato de caso Heminegligence and cognitive rehabilitation: a case report
Lidia Cardoso, Hebert Pereira Ferreira, Manuel Alvim Leite Lopes, Juliana Costa
Carvalho e Michele Alves Costa
Resumo
Abstract
Reabilitação cognitiva (RC) é um conjunto de técnicas estruturadas para o treinamento de pacientes com lesão cerebral que apresentam seqüelas de memória, linguagem, atenção, funções executivas. A heminegligência, fenômeno em que não se percebe a metade esquerda do corpo e do campo visual, é comum em lesões de hemisfério direito e geralmente favorece mau prognóstico em pacientes hemiplégicos. O objetivo deste trabalho é apresentar relato de caso de um paciente heminegligente submetido a um programa de reabilitação cognitiva no Laboratório de Neuropsicologia, Cognição e Reabilitação Cognitiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FM/UFRJ).
Realizou-se treinamento cognitivo, com tarefas de lápis e papel e scanning visuoespacial, para o treinamento da atenção. O programa de treinamento resultou em aumento da percepção do campo visual e do hemicorpo negligenciado, favorecendo a reconstrução da imagem corporal e a reabilitação física. Concluiu-se pela importância da realização de estudos integrando reabilitação física, neuropsicologia e neurologia para ampliar a idéia de reabilitação funcional.
Palavras-chave: heminegligência, reabilitação cognitiva.
Cognitive rehabilitation (CR) is a set of structured techniques for the training of patients with brain lesion who show memory, language, attention or executive functions disabilities. Heminegligence, a phenomenon where a dysfunction induces neglecting of half visual field and body perception, is usual in left hemisphere damaged patients, thus worsening the prognosis of hemiplegic patients. We report a case of a patient with heminegligence treated with cognitive rehabilitation