Acidente Vascular Encefálico - AVE
No final, concluiremos nossas atividades com algumas palavras que refletem os conhecimentos estabelecidos pelo grupo através do estudo da patologia em questão, promovendo a discussão social necessária na qual o grupo inicial se propôs além das já citadas informações gerais e exatas que explicam em pormenores o AVE. 2 O QUE É A PATOLOGIA?
A definição de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Dicionário Médico é uma manifestação, muitas vezes súbita, de insuficiência vascular do cérebro de origem arterial: espasmo, isquemia, hemorragia, trombose. (Manuila, Lewalle e Nicoulin, 2003).
Acidente Vascular Cerebral é um derrame resultante da falta ou restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, que pode provocar lesão celular e alterações nas funções neurológicas. As manifestações clínicas subjacentes a esta condição incluem alterações das funções motora, sensitiva, mental, perceptiva, da linguagem, embora o quadro neurológico destas alterações possa variar muito em função do local e extensão exata da lesão. (Sullivan, 1993).
O AVC (acidente vascular cerebral) possui vários nomes, o mais correto é AVE (acidente vascular encefálico), mas também pode ser chamado de infarto cerebral, isquemia cerebral, trombose cerebral ou o popular derrame cerebral, é causado pela falta de sangue em uma área do cérebro por conta da obstrução de uma artéria.
Responsável por 85% dos casos de derrame, a doença é a principal causa de morte e incapacidades no Brasil. A cada 6 segundos uma pessoa no mundo morre decorrente de um