Fisioterapia: Acidente Vascular Encefálico (AVE)
Acidente Vascular Encefalico Ave
O acidente vascular encefálico, ou derrame, pode acontecer em qualquer faixa etária, mas é mais comum em idosos e pessoas com doenças cardíacas. Após a constatação do AVE, o paciente necessitará de um atendimento fisioterapêutico intenso, rico e personalizado que ampare o mesmo e sua família. O atendimento pode ser realizado em sua própria casa.
O que é um acidente vascular encefálico?
É uma lesão que acontece no cérebro de uma pessoa causando sintomas que perduram por mais de 24 horas devido problemas vasculares.
Sinais e sintomas
Perda da consciência, confusão aguda, distúrbios focais ou globais de rápido desenvolvimento de acordo com a área cerebral afetada.
Causas do acidente vascular encefálico
Pode acontecer devido à uma isquemia arterial (falta de oxigênio na região irrigada pela artéria), por causa de um entupimento da artéria. Ou também pode acontecer devido ao rompimento da parede de uma artéria no cérebro causando um derrame.
Consequências
As conseqüências dependerão do tipo de AVE, da sua localização, do tamanho da área acometida, da idade do paciente, do nível de suporte sócio-econômico e dos fatores de risco precedentes(hipertensão arterial, doenças cardíacas, tabagismo, alcoolismo, diabetes, obesidade, stress). Geralmente o paciente apresenta déficits motores, redução da resistência para atividades do dia a dia, fraqueza muscular, redução da flexibilidade, distúrbios no equilíbrio e mobilidade, dentre outros. É comum que esses sintomas sejam apenas em um lado do corpo.
Como a fisioterapia pode ajudar no tratamento do acidente vascular encefálico?
Um treinamento fisioterápico deve ser iniciado imediatamente e deve ser voltado ao convívio e atividades usuais do paciente. O tratamento irá abordar principalmente a reabilitação funcional e logicamente a independência deste paciente. Séries com alongamento, força, treino de equilíbrio,