ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
INTRODUÇÃO
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma doença grave e muito frequente. Com uma incidência anual de 500.000 novos casos, a doença cerebrovascular é a terceira maior causa de óbitos e a primeira causa de sequelas no EUA. Estatísticas brasileiras apontam o Acidente Vascular Encefálico como a principal causa de óbitos no nosso meio.
Existem dois tipos de AVE: O Isquêmico e o Hemorrágico. O primeiro representa 80% de todos os casos e é caracterizado pela interrupção do fluxo sanguíneo em uma determinada área do encéfalo. O segundo é a ruptura de um vaso intracraniano.
AVE – Acidente Vascular Encefálico
Acidente Vascular Encefálico (AVE) - também conhecido como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Derrame Cerebral, se caracteriza pelo entupimento ou rompimento de algum vaso sanguíneo no cérebro, que pode estar relacionado com alguns fatores como má alimentação, hipertensão, problemas cardíacos, diabetes, o uso de álcool e drogas, estresse e o uso de anticoncepcionais.
Existem dois tipos de AVE (Acidente Vascular Encefálico): O Hemorrágico e o Isquêmico. O Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico é caracterizado pelo rompimento de um vaso sanguíneo que resulta no derramamento de sangue no cérebro. E o Acidente Vascular Encefálico Isquêmico é caracterizado pela interrupção da circulação de sangue em determinada área do cérebro.
O acidente vascular encefálico do tipo hemorrágico subdivide-se em:
· Hemorragias Intracerebrais (Cerebral): hemorragia dentro do cérebro, com grande probabilidade de haver sequelas.
· Hemorragias Subaracnóides (Meníngeo): hemorragia em volta do cérebro que leva ao rápido aumento da pressão intracraniana.
O acidente vascular encefálico do tipo isquêmico subdivide-se em:
· Trombótico: É o tipo de AVE mais frequente. Ocorre quando a interrupção na irrigação sanguínea no cérebro é causada por um trombo ou coágulo sanguíneo.
· Embólico: Este tipo de