Amplificador de transimpedância
Desenvolvimento de um receptor de baixo ruído para altas frequências para aplicação em sistema de comunicação óptica1
Volney Coelho Vincence2 Maicon William Machado de Carvalho3
Palavras chave: Transimpedância, frequência, óptica
Este projeto tem como objetivo o estudo teórico, a simulação em software Pspice e a montagem de um receptor de sinais ópticos de altas frequência e baixo ruído. O fotodetector é composto do sensor de luz, um fotodiodo com sensibilidade máxima em 1550 nm, e um amplificador operacional na configuração de transimpedância que converte a corrente foto gerada no sensor em tensão com um ganho de 1V/mA.
1 Introdução
Os sistemas de comunicação por fibras ópticas vêm tomando espaço no setor das telecomunicações desde meados dos anos 70. A transmissão de sinais de luz por meio de uma fibra óptica apresenta diversas vantagens se comparado com os sistemas de transmissão de sinais elétricos através de um condutor metálico. Entre estas vantagens podemos citar a imunidade a descargas elétricas e interferências, baixa atenuação e elevada taxa de transmissão de dados. Um sistema de comunicação óptica pode ser representado simplificadamente pelo diagrama de blocos da figura 1.1. Nesta representação mostra-se entrada do sinal elétrico, a modulação deste sinal, a conversão do sinal elétrico em sinal luminoso, a transmissão da luz através da fibra óptica, a recepção deste e sua transformação para sinal elétrico novamente e o processamento para a devida aplicação.
Figura 1.1 - Representação em das partes básicas de um sistema de comunicação óptica
Fonte: [1]
Com a evolução tecnológica deste sistema surgiram outras linhas de aplicações para o mesmo, como por exemplo, os sensores LPG (Large Period grating, redes de período longo). Um sensor de LPG consiste em marcações periódicas em uma fibra óptica a fim de se obter atenuações em certos comprimentos de onda do sinal de luz que atravessa a fibra. O
comprimento