123 Quatro Cinco Oito 12
1) A figura a seguir mostra a ponte de Maxwell-Wien utilizada para a medição de indutâncias a partir de uma capacitância padrão. Para o circuito desta figura, os ajustes necessários para anular a tensão de saída Eo seriam feitos através dos resistores R1 e R2. Em instrumentação comercial, esta tensão de saída Eo normalmente é aplicada à entrada de um amplificador a FET que tem como carga um voltímetro. Deste modo, o ganho de tensão proporcionado pelo amplificador corresponde a um aumento de sensibilidade para a ponte.
a) Encontre a função de transferência Eo/Ei desta ponte;
b) Encontre o valor da indutância sob medição, admitindo-se, obviamente, que a tensão Eo encontra-se nula.
2) A figura a seguir mostra uma adaptação da ponte de Maxwell-Wien utilizada para a medição de capacitâncias a partir de uma indutância padrão. Para o circuito desta figura, os ajustes necessários para anular a tensão de saída Eo seriam feitos através dos resistores R3 e R4. Em instrumentação comercial, esta tensão de saída Eo normalmente é aplicada à entrada de um amplificador a FET que tem como carga um voltímetro. Deste modo, o ganho de tensão proporcionado pelo amplificador corresponde a um aumento de sensibilidade para a ponte.
a) Encontre a função de transferência Eo/Ei desta ponte;
b) Encontre o valor da capacitância sob medição, admitindo-se, obviamente, que a tensão Eo encontra-se nula.
3) Pelo termo “resposta em freqüência”, entende-se a resposta em regime estacionário de um sistema qualquer com entrada senoidal. Nos métodos de resposta em freqüência, variamos a freqüência do sinal de entrada em uma faixa de interesse e estudamos a resposta em freqüência do sinal de saída (Ogata – Modern Control Engineering). Feito o esclarecimento, trace os diagramas de Bode para o circuito mostrado na figura seguinte: (variável de entrada : corrente Ii; variável de saída: tensão Eo). Tenha em mente que a relação Eo/Ii não é um