Dicionario de espécies nativas da amazonia
NOME CIENTÍFICO: Carapa guianensis Aub.
FAMÍLIA: Meliaceae
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Ocorre em toda a Amazônia, nas matas de várzeas ou regiões alagadiças dos rios, às vezes formando pequenas aglomerações. Existe ainda nas Antilhas, Nicarágua, Peru, Suriname, Guianas, África Tropical, Colômbia e Venezuela.
CARACTERÍSTICAS GERAIS DA ÁRVORE: Árvore grande até 30 m de altura, com sapopemas baixas, tronco reto e cilíndrico, casca grossa e amarga avermelhada, fissurada em estreitas tiras, superficialmente caduca, espessura de até 1,0 cm. Arvore, copa média, apresentando descamação em placas.
Espécie de grande valor pela abundância e teor oleaginoso de suas sementes e largo uso de sua madeira.
Angelim
NOME CIENTÍFICO: Dinizia excelsa Ducke.
FAMÍLIA: Mimosaceae
CARACTERÍSTICAS GERAIS: É árvore gigantesca (até 60 m), com fuste cilíndrico e reto e grande diâmetro (mais de 2m); presença de sapopemas, quanto a casca é avermelhada e comum soltar-se em placas.
PRINCIPAIS USOS: Pode ser usada em aplicações externas, como postes, pontes, mourões, estacas, esteios, cruzetas, dormentes e defensas; em construção civil e naval, em vigamentos, caibros, ripas, tacos e tábuas para assoalhos.
Araçá-pêra
NOME CIENTÍFICO: Psidium acutangulum DC, Psidium grandiflorum Ruiz &Pavon.
NOME COMUM: Araçá-pêra, goiaba-do-pará, araçá-piranga, araçandiva, araçanduba.
CARACTERÍSTICA: Planta de porte médio, atinge de seis a oito metros de altura. Possui folhagem verde-clara e de contorno elíptico. O fruto tem característica globosa, piriforme ou elipsóide e pode medir de seis a oito de diâmetro. A polpa tem sabor forte, ácido e tem um alta concentração de vitamina C. Pode ser silvestre ou cultivada.
Áçai
NOME CIÊNTIFICO: Euterpe-oleraceae
CARICTERÍSTICA:O açaizeiro é uma palmeira tipicamente tropical, encontrada no estado silvestre e faz parte da vegetação das matas de terra firme, várzea e igapó. A palmeira