Jardim botânico
IFPB- INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
RELATÓRIO DE VISITAÇÃO AO JARDIM BOTÂNICO BENJAMIM MARANHÃO
REALIZANDO NO DIA 9 DE ABRIL DE 2013 COM O OBJETIVO DE APROFUNDAR
OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS EM SALA DE AULA.
1. Introdução
O Jardim Botânico Benjamim Maranhão foi criado pelo Governo do Estado da Paraíba por meio do Decreto-Lei no. 21.264, de 28 de agosto de 2000. Com 515 hectares, e veio a ser inaugurada em 2002 a região do jardim botânico antes era popularmente conhecida como Mata do Buraquinho. É a maior floresta densa e plana cercada por área densamente urbanizada do mundo. O parque conta com espécies de animais e vegetais típicos da mata atlântica. Além de área de lazer, o jardim botânico tem o objetivo de estudar espécies da fauna e da flora, desenvolver atividades de educação ambiental e preservar o patrimônio genético das plantas, entre as quais estão sucupira, massaranduba, cajazeira, copiúba, dendê, paupombo, orquídeas e bromélias. Entre os animais, além de saguis e Jabutis há outros mais difíceis de encontrar, como tamanduá-mirim, cutia, raposa, preá, preguiça, borboletas, cobras e pássaros (pica-pau, sabiá, anu-preto e jacu).
2. Desenvolvimento
Antes do passeio, o grupo assistiu a uma palestra no auditório sobre o jardim botânico desde sua criação ate a sua importância para a cidade.
Foi citada também a questão do reflorestamento1 e a quase extinção do PauBrasil (Caesalpinia echinata Lam.).
Vimos o rio Jaguaribe2 em um dos seus pontos menos poluído, que pode se observa a presença de uma grande quantidade de vegetais que encobre quase todo rio e elas estão lá como filtros que retira o excesso de matéria orgânica do mesmo e
1
Reflorestamento - se refere à atividade de replantar florestas (ou seja, que já existiram, mas) que foram suprimidas por algum motivo. Embora, erroneamente, o termo seja usado (às vezes) para designar também o plantio em qualquer área.
2
O Rio Jaguaribe nasce ao sul de João