amplificadores operaçionais
AMPLIFICADORES OPERACIONAIS
Alunos: Hígor Kurtz Renan Bachega Odécio Neto
Professor: Edson Acorde
Ivaiporã/Pr
2013
Introdução
O objetivo desse trabalho, é basicamente buscar o conhecimento e o entendimento sobre “Amplificadores operacionais”, estaremos procurando através de biografias sobre a história e o conceito de funcionamento as características de um amplificador ideal tais como:
Características;
Circuito equivalente de um amplificador operacional;
Polarização;
Conceito de fase - Inversão de fase;
Amplificador inversor;
Amplificador não-inversor;
Somador;
Aplicações em conversores de tensão/corrente e corrente/tensão
E daremos exemplos no PSIM de um AMP-OP.
Introdução ao Amplificador Operacional. O amplificador operacional tem sido usado a muito tempo na área da, computação analógica e instrumentação sofisticada.
Construído da junção de resistores capacitores e transistores, em tempos passados esse componente era largamente utilizado para computar operações matemáticas como soma e integrações.
Pelos meados do séc. XIX, foi produzido o primeiro circuito integrado de um Amp-Op.
Porem suas características eram muito pobres e com um custo relativamente alto, mas devido ao seu uso em larga escala pelos engenheiros eletrônicos causou uma queda no seu preço e uma grande melhora na sua qualidade.
O que fás um Amp-Op tão popular é a sua versatilidade, podemos fazer quase tudo como: controle e instrumentação industrial,computadores,instrumentação médica, instrumentação nuclear, telecomunicações e etc.
Comumente seus encapsulamentos são de plásticos que tem menor dissipação de calor, ou