Amplificador Operacional
3° ELETROELETRÔNICA
ANDERSON C. ISLER
AMPLIFICADOR OPERACIONAL
RIO CLARO – SP
NOVEMBRO 2014
O que é Amplificador operacional.
Um amplificador operacional ou AOP ou AO ou até AmpOp é um amplificador com ganho muito elevado. Tem dois terminais de entrada: um terminal designado por terminal inversor (-) e o outro identificado por terminal não inversor (+). A tensão de saída é a diferença entre as entradas + e -, multiplicado pelo ganho em malha aberta:
A saída do amplificador pode ser única ou diferencial, o que é menos comum. Os circuitos que utilizam AmpOps frequentemente utilizam a realimentação negativa (negative feedback).
Porque devido ao seu ganho elevado, o comportamento destes amplificadores é quase totalmente determinado pelos elementos de realimentação. Constituição de Amplificador Operacional.
Os amplificadores operacionais são largamente empregados em toda a eletrônica possuindo uma imensa gama de aplicações. Sua constituição se apresenta como um bloco principal na construção de circuitos analógicos, onde internamente são constituídos de amplificadores transistorizados em conexão série.
Principio de funcionamento.
O amplificador operacional é um componente que (em malha aberta, isto é, sem realimentação – ligação da saída para a entrada).
Amplifica grandemente a diferença entre as duas tensões de entrada: Se a entrada inversora
(-) for superior, o AOP satura negativamente (-15 v, por exemplo), se a entrada não-inversora for superior, satura positivamente (15V, por exemplo, na saída).
Pode ser usado como comparador.
Mas, para outras funções muito mais úteis (amplificadores, osciladores, filtros, etc.) terá de haver realimentação.
Amplificador Operacional Inversor
Vamos considerar o circuito da Figura 09, abaixo:
Figura 09 - Amplificador Inversor.
Inicialmente, vamos fazer um reconhecimento dos componentes utilizados no circuito.
Temos o gerador de sinais Ve que está