Amplificadores operacionais
Realimentação positiva
Este modelo de operação é denominado operação em malha fechada. Pois o ganho do operacional é obtido pelo projetista. Apresenta como desvantagem uma instabilidade ao circuito. Aplicado em circuitos osciladores.
Neste modo de operação o AOP não trabalha como amplificador de sinais, pois sua resposta não é linear.
Realimentação Negativa
Este modo de operação é o mais importante e o mais utilizado em circuitos com "AmpOp", veja que a saída é reaplicada à entrada inversora do AOP através de RF. Existem várias aplicações para os AOP com realimentação negativa entre elas podemos destacar:
- Amplificador Inversor.
- Amplificador Não Inversor.
- Amplificador Somador.
- Amplificador Diferencial.
- Diferenciador.
- Integrador.
- Filtros Ativos, etc.
Este modo de operação como na realimentação positiva tem característica de malha fechada, ou seja, o ganho é determinado por R1 e RF e pode ser controlado pelo projetista.
-Vantagens da realimentação negativa
•Estabilização do ganho
•Redução da distorção não linear
•Redução do efeito do ruído
•Controle das impedâncias de entrada e saída
•Extensão da largura de banda
-Desvantagens da realimentação negativa
•Diminuição do ganho
•Tendência à oscilação
Amplificador Inversor
Inicialmente vamos fazer um reconhecimento dos componentes utilizados no circuito. Temos o gerador de sinais VE que está alimentando o circuito. Temos um AOP com um ganho A qualquer (note as duas entradas inversora e não inversora e a saída) e demais características que a principio podemos considerar ideais. A saída VO do AOP é a própria saída do circuito representa por VOUT. Temos ainda dois resistores R1 e RF, note que R1 está ligando eletricamente o sinal de entrada (VE) com a entrada inversora do AOP., RF está fornecendo um caminho elétrico entre a saída (VOUT) e a entrada inversora do AOP. Com isso concluímos a analise do circuito, agora vamos