Amplificadores Operacionais
CEFET MG
TRABALHO DE IC
Amplificadores Operacionais
Nome:
Gustavo Furtuoso Ribeiro
Turma: 3MA
Prof: Ricardo Jr.
_________ Leopoldina, 09 de julho de 2013 _________
1. INTRODUÇÃO
Esses dispositivos estão presentes nos sistemas eletrônicos de controle industrial, na instrumentação industrial, na instrumentação médica, nos equipamentos de telecomunicações, nos equipamentos de áudio, nos sistemas de aquisição de dados, dentre outros meios. Neste trabalho serão abordados temas referentes a esses dispositivos, tais como sua função, modo de operação e suas principais características.
2. DESENVOLVIMENTO
O amplificador operacional é um amplificador com entrada diferencial cujas características se aproximam das de um amplificador ideal. Essas características são:
Impedância de entrada infinita;
Impedância de saída nula;
Ganho de tensão infinito;
Resposta de freqüência infinita;
Insensibilidade à temperatura. A possibilidade de usar os modelos em blocos dos amplificadores operacionais durante o projeto de circuitos faz com que circuitos complicados se tornem mais simples para se trabalhar e compreender, especialmente em esquemas muito grandes. Os amplificadores operacionais podem ser usados como se tivessem propriedades idealizadas (ganho infinito, dissipação de calor perfeita, resposta de frequência estável, impedância de entrada infinita, impedância de saída nula, e outras respostas ideais).
Após o projeto inicial do circuito ter sido concluído (e muitas vezes modelado em computador), amplificadores operacionais específicos são escolhidos de modo a serem o mais próximo possível dos critérios de projeto e de custo. Pode ocorrer que um amplificador com todos os parâmetros desejados não possa ser encontrado e então procura-se o amplificador operacional que mais se aproxime da sua função pretendida no seu sub-circuito. O circuito projetado provavelmente precisará de modificações para aceitar as