acidente vascular encefalico
Histórico
Senhor L.P.V, 75 a, deu entrada em uma unidade de Pronto atendimento da cidade Santa Catarina com quadro de disfagia e apresentando hemiparesia à esquerdo, cefaléia intensa e vertigens, verificado SSVV, PA=220x150 P: 130 FC:140 FR:25, encaminhado ao setor de emergência onde foram realizador coleta de exames laboratoriais e encaminhado ao serviço de imagem para realização de TC de Crânio com contraste, após realizado os exames paciente diagnosticado pelo médico com quadro clínico de Acidente Vascular Encéfalico Hemorrágico (AVEH).
O AVE é uma doença que compromete a circulação cerebral, interrompendo ou diminuindo a irrigação sanguínea aos tecidos encefálicos com manifestação por mais de 24 horas após o evento súbito.
A organização mundial a saúde define o AVE sendo o resultado da interrupção de suprimento sanguíneo ao cérebro por obstrução ou rompimento de uma artéria que irriga uma ou mais áreas cerebrais.A ausência ou diminuição do suprimento dos nutrientes e oxigênio as células causa isquemia e, consequentemente, neurose tecidual cerebral.
A complexidade do AVE dependera da extensão da lesão necrótica e da área acometida.
As incapacidades motoras ou sensoriais são resultantes do processo de necrose do tecido cerebral que deixa de exercer sua função normal, embora o quadro neurológico possa variar muito em função do local e da extensão exata da lesão.O AVE pode ser classificado em (AVEI) acidente vascular encefálico isquêmico e (AVEH) acidente vascular encefálico hemorrágico
O encéfalo é vascularizado através de dois sistemas: vertebro-basilar (artérias vertebrais) e carotídeo (artérias carótidas internas). Artéria Carótida Interna Artéria Vertebral, O encéfalo é irrigado pelas artérias carótidas internas e vertebrais. Na base do crânio estas artérias formam o polígono de Willis, de onde saem as principais artérias para a vascularização cerebral. Estas são artérias especializadas pela irrigação do encéfalo. Na baseado crânio estas