Epistemologia
Epistemologia
1) Irme Lakatos nasceu no ano de 1922 na Hungria. Atuou como filósofo das ciências e da matemática. Foi professor das disciplinas de Lógica e
Metodologia Científica por vários anos. Faleceu em 1974. Entre os seus temas centrais, pode-se citar o programa de investigação, o núcleo central, heurísticas negativa e positiva e o cinturão protetor.
2) - Teorias científicas devem ter indicações de o que fazer e o que não fazer, o que Lakatos denomina de programa de pesquisa.
- A forma pela qual a ciência avança é com a estruturação das teorias.
Um programa de pesquisa deve sempre respeitar os pressupostos teóricos que desencadeiam a pesquisa, pressupostos básicos (núcleo comum). - De acordo com a heurística negativa, não se pode modificar os pressupostos teóricos. De acordo com a heurística positiva, haverá sempre um cinturão protetor: conhecimento prévio e intencionalidade.
- O conceito de programa de pesquisa.
- A heurística positiva mostra também o que conservar, a negativa mostra também que não contestar.
- O programa de pesquisa poderá ser progressivo, quando produzir resultados, ou degenerativo, quando deixar de produzir.
- Quando um pesquisador modificar o núcleo central acabará por se afastar do programa de pesquisa. O programa de pesquisa pode ser entendido como um projeto que deve ser definido e passível a pesquisas futuras. Modificações ou adições ao cinturão protetor devem sempre ser comprovadas de forma independente. Ficam assim excluídas hipóteses ad hoc, as que são comprovadas de forma independente.
Da mesma forma ficam excluídas manobras que vão contra o núcleo central. Um programa de pesquisa deve ser avaliado pela medida em que progride ou se degenera. Jamais se pode afirmar que um dado programa é melhor do que outro. A heurística positiva mostra como desenvolver o cinturão protetor, a negativa restringe-se ao que não se deve fazer. É preciso oferecer chances ao programa de pesquisa quando este