Estudo do mercado cervejeiro
A EXPANSÃO RECENTE DAS CERVEJARIAS ARTESANAIS NO CONTEXTO DE ALTA CONCENTRAÇÃO DO MERCADO DE CERVEJA NO BRASIL
Monografia de conclusão do curso de Ciências Econômicas
Nome: Rodrigo Marcos Corazza
Orientadora: Profa. Dra. Ana Lucia Gonçalves da Silva
Campinas-SP
2011
RESUMO
A estrutura do mercado de cerveja brasileiro é um oligopólio concentrado em três grandes cervejarias, responsáveis por 91% do mercado. Apesar disso, registra-se o crescimento cada vez maior do número de pequenas marcas de cerveja que coexistem com as grandes líderes. Trata-se de microcervejarias que vêm ganhando força na última década, impulsionadas pelo crescimento da renda nacional e pelo aumento do desejo do consumidor de beber um produto mais diferenciado e refinado do que as marcas largamente encontradas no mercado. O presente trabalho lança um olhar cuidadoso sobre os motivos que impulsionam este movimento, cada vez mais marcante, no mercado de cervejas brasileiro: a proliferação das microcervejarias em um ambiente hostil à sua presença. Para tanto, analisa-se este fenômeno a partir de três prismas: pelo lado da oferta, pelo lado da demanda e pelo prisma da teoria econômica sobre mercados oligopolísticos. Busca-se, assim, entender o nicho de mercado que permite e dá condições de competitividade às microcervejarias frente às grandes cervejarias.
Palavras-chave: Mercado de cerveja; Microcervejaria; Brasil.
AGRADECIMENTOS
Gostaria de agradecer primeiramente à minha Família, meus pais Sergio e Sueli, minhas irmãs Melissa e Camilla, meu cunhado Wilson por terem estado ao meu lado desde o início da minha vida e por terem apoiado, com carinho, a minha decisão de deixar o curso de Física na USP para dar um novo rumo à minha carreira.
Sou grato a Ivy por ter entrado na minha vida em momento onde tudo era muito novo e assustador; obrigado por todo o amor que você me deu sem pedir nada em troca.
Obrigado a Dona Ieda por ter me dado o melhor