Marx e a filosofia
PEDAGOGIA-Polo Lapa
ATIVIDADE 2-MARX E A FILOSOFIA
Michele Cristina da Silva
2014
Explique porque, segundo o texto, para Marx, "a história aparece como a história do desenvolvimento da contradição que separa homem e natureza" (páginas 97 e 98)Marx traz para discussão a situação do homem que, expulso do espaço que antes lhe pertencia, precisa agora vender seu trabalho para ter direito a viver num espaço que antes era seu. Segundo Antunes (2011)
Agora, para que os outros membros da comunidade pudessem se relacionar com a natureza – ainda que de forma limitada – eles teriam que ir ao mercado e vender a única propriedade que lhes teria restado: sua força de trabalho. (ANTUNES, 2011, p. 97)
Ao transformar a força de trabalho em mercadoria, o capitalismo separa o trabalhador de seus meios de vida. Esta separação está na base da alienação mais profunda entre os seres humanos e a natureza que ocorre sob o capitalismo. Este é outro ponto fundamental da forma do metabolismo social homem / natureza sob o capitalismo: ao transformar a força de trabalho em mercadoria, o capitalismo também o separa da relação direta com a natureza, aliena essa relação, cria a base para a ilusão de um confronto entre homem e natureza. É esta alienação que permite a transformação das forças naturais e do meio natural em objetos de apropriação privada semelhante ao que ocorre com o produto gerado pelo trabalhador na produção capitalista, que é apropriado privadamente pelo empresário capitalista a troco do salário com que remunera a força de trabalho.
Assim, Max colabora no sentido de trazer reflexão acerca das relações humanas e de que forma estas relações influenciam diretamente seu viver e seu entendimento.
REFERÊNCIAS
ANTUNES, Jair. As bases filosóficas da construção do conhecimento. Guarapuava:Ed. Unicentro, 2011.