o que é psicologia
DISCIPLINA: PSICOLOGIA GERAL
PROFª POLLYANA BARROS
ALUNA: JOANA MILENA
TURMA: “A” TURNO: NOITE
RESUMO
(LIVRO: O QUE É PSICOLOGIA)
TERESINA 14 DE FEVEREIRO DE 2014
RESUMO
O livro o que é psicologia inicia-se com várias questões relacionadas com o individuo e as relações que o cercam. A psicologia procura compreender o homem, seu comportamento, para facilitar tanto a convivência consigo próprio e com o outro.
O nascimento da psicologia como disciplina ocorreu a partir de 1879, em Leizig, com a criação por Wunt do primeiro laboratório exclusivamente dedicado aos estudos psíquicos. Então a psicologia passa a ser ciência pelo fato dos cientistas se dedicarem ela experimentalmente.
O objetivo da psicologia tem variado ao longo do tempo e sua pré-história confunde-se com a própria história da filosofia. No sentido etimológico, seria a ciência da alma ou estudo da alma. Durante a séculos, foi com o estudo da alma que a psicologia existiu.
O rompimento brusco neste conceito se deu com o filósofo francês René
Descarte distinção entre corpo e mente. A realidade para ele consistia em duas áreas distintas: o domínio físico do material e o reino imaterial da mente. A mente não tem características daquilo extenso, através do estudo científico do comportamento a psicologia tenta alcançar três objetivos: a descrição, a predição e o controle do comportamento. A descrição é a etapa do estudo cientifico do comportamento que se refere a necessidade de tornar clara as condições nas quais o fenômeno ocorre sem qualquer significado. A predição é a etapa do estudo cientifico do comportamento em que estudante do fenômeno é capaz de prever o que vai acontecer com cada passo do seu estudo. Já o que é físico e suas atividades são: raciocinar, conhecer e querer. Duzentos e cinquenta anos a psicologia continuou sendo o estudo da mente e da consciência.
Nos séculos XVIII e XIX, a mente era objeto de grande atenção por partes