Estudo do behavorismo
TEXTO 1 Maria era uma funcionaria muito capaz e dedicada. Porem foi condicionado pelos colegas de serviço a trabalhar menos e igualar a elas, em seu ritmo de produção. Suas colegas não aceitavam a idéia de que ela se destacasse no grupo, que trabalhasse mais que elas possivelmente alterassem o ritmo de trabalho de todos, tirando-os assim da sua zona de conforto. Dessa forma, começaram a dar reforços negativos e secundários a Maria para que ela se igualasse ao restante do grupo. 2- as colegas de Maria já estavam condicionadas a algum tempo a trabalharem em um determinado ritmo que resultava sempre na mesma quantidade de peças produzidas e sempre da mesma forma. Sendo assim, elas condicionaram Maria, dando-lhe reforços negativos para que Maria se igualasse a elas para que fossem aceitas pelo grupo as colegas não aceitaram a idéia de que Maria se destacasse no grupo queriam que Maria fosse igual a elas.
3- SORTEIOS DE PREMIO
A empresa Aeroglas oferece para quem não tiver faltas, atrasos e saídas no período de 20 de novembro a 20 de dezembro a possibilidade de participar do sorteio onde funcionários poderão ganhar grandes prêmios. Paulo entre outros funcionários que c umprirão as exigência, participarão do sorteio e ganharão prêmios. Segundo o beharrorismo a empresa Aeroglas condicionou seus funcionários com um esforço positivo e secundário para obter melhores resultados dentro daquele período.
TEXTO 2
1-Poderíamos utilizar-nos do reforço positivo e primário no qual poderiam ser criadas atividades nas quais os detentos desenvolveriam suas habilidades e aprenderiam profissões, as quais poderiam utilizar quando voltasse ao convívio com a sociedade. No sistema que temos hoje eles ficam com muito tempo ocioso, o qual os estimula a mais violências alem disso quando saem da prisão e voltam ao convívio social, muitos deles não tem profissão nenhuma e não sabem o que fazer, dessa forma muitos deles se vem