teoria
Resumo dos temas Behaviorismo: O estudo do corpo humano. Gestalt: A Psicologia da forma. Psicanalise: A descoberta do inconsciente. Construtivismo – Piaget. Vigostky: enfoque interacionista do desenvolvimento humano.
Behaviorismo
O Behaviorismo- do termo inglês bahaviour ou do americano behavior, significado conduta, comportamento-é um conceito generalizado que engloba as mais paradoxias teóricas sobre o comportamento, dentro da psicologia. Estas linhas de pensamento só tem o comum interesse por este tema e a certeza de que é possível criar uma ciência que o estude, pois suas concepções são as mais divergentes, inclusive no que diz respeito ao significado da palavra “comportamento”. Os ramos principais desta teoria são o Behavorismo Metodológico e o Behavorismo Radical.
Esta teoria teve inicio em 1913, com o manifesto criado por Jonh B Watson. Nele o autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto passível de observação por uma ciência positivista. Nesta época vigorava o modelo behaviorista de S-R, ou seja, de resposta a um estimulo, motor gerado do comportamento humano. Watson é conhecido como o pai do Behaviorismo Metodológico ou clássico, que crê ser possível prever e controlar toda a conduta humana, com base no estudo do meio em que o individuo vive e nas teorias do russo Ivan Pavlov sobre o condicionamento – a conhecida experiência com o cachorro,que saliva ao ver a comida, mas também ao mínimo sinal, som ou gesto que lembre a chegada de sua refeição.
Skinner criou na década de 40, o Behavorismo Radical, como uma proposta filosófica sobre o comportamento do homem. Ele foi radicalmente contra causas internas, ou seja, mentais, para explicar a conduta humana e negou também a realidade e a atuação dos elementos cognitivos, opondo-se á concepção de Watson, que só não estendia seus estudos aos fenômenos mentais