Teoria da administração
Compete à supervisão do operário, assistir ao trabalho, durante a produção (vigiar e controlar).
Compete ao trabalhador, unicamente executar o seu trabalho. O trabalho tem melhores resultados e torna-se mais económico, se se dividirem em pequenas partes todos os movimentos necessários para a sua execução. É necessário, pois, decompor cada tarefa numa série ordenada de movimentos simples. Há que economizar tempo e esforço do operário. Os movimentos inúteis são eliminados e os movimentos úteis são simplificados. Adaptação dos operários à tarefa. Maior especialização dos operários. Maior especialização das actividades. Melhorar a eficiência do operário. A eficiência é a relação existente entre o desempenho real do operário e o desempenho estabelecido previamente, com uma eficiência de 100%.
A Administração cientifica coloca o ênfase nas Tarefas da Organização, simplificando-as, de modo a obter o máximo de especialização dos operários.
De acordo com este plano de administração e Organização empresarial, Taylor procura conciliar os interesses da empresa, em que aumenta a produção, diminuindo os seus custos, com os interesses dos operários, na medida em que estes, produzindo mais obtém maior rendimento e salários mais elevados.
Esta concepção conduz-nos a uma determinada visão do Homem – o Homem económico – que somente se interessa por dinheiro, produzindo o máximo de que é capaz fisicamente para obter o máximo de salário e de prémios de produtividade.
Críticas à organização empresarial de Taylor:
Visão mecanicista do Homem – Este é visto unicamente como possuidor da força de trabalho, útil