Recursos computacionais
DESMISTIFICANDO A INOVAÇÃO
INOVAR PARA COMPETIR
São Paulo
DESMISTIFICANDO A INOVAÇÃO INOVAR PARA COMPETIR
Aula 1 - Inovação: conceitos, definições e tipologias
Extraída do livro
GUIA VALOR ECONÔMICO DE INOVAÇÃO NAS EMPRESAS Moysés Simantob e Roberta Lippi
Editora Globo
2003
Fundação Getulio Vargas
Escola de Administração de Empresas de São Paulo
Rua Bela Cintra, São Paulo
Moysés Simantob
Professor da FGV-EAESP Coordenador executivo do Fórum de Inovação
msimantob@fgvsp.br
011- 3281-7775 www.inovforum.org.br
Track: Innovation
Type: Paper
Key words: Global strategy; innovation portfolio; organizational change
Índice
Conteúdo INOVAÇÃO NO BRASIL 9 INOVAÇÃO NA VISÃO DE CEO’S 9 BIBLIOGRAFIA: 10
UM CONCEITO SIMPLES
Inovar é ter uma idéia que seus concorrentes ainda não tiveram e implantá-la com sucesso. A inovação faz parte da estratégia das empresas: seu foco é o desempenho econômico e a criação de valor.
Um dos maiores desafios do mundo corporativo moderno, a inovação tem na realidade um conceito simples. Ela é uma iniciativa, modesta ou revolucionária, que surge como uma novidade para a organização e para o mercado e que, aplicada na prática, traz resultados econômicos para a empresa – sejam eles ligados à tecnologia, gestão, processos ou modelo de negócio.
A inovação pode estar no desenho, no produto, nas técnicas de marketing ou no serviço prestado ao cliente. Ela está nos cremes hidratantes, num fabricante francês de automóveis, num detergente para roupas. Acontece nas ruas, nos centros comerciais, nas revistas, nos outdoors. O cerne da inovação está no consumidor – é preciso atender às suas necessidades para efetivamente criar valor.
O conceito de linhas de montagem na produção de automóveis desenvolvido por Henry Ford nos anos 10 e a criação do Windows, pela Microsoft, no final da década de 80, foram idéias visionárias que deram uma reviravolta em seus setores. Mas